O momento em que vivemos caracteriza-se pelo auge da tecnologia e conseqüentemente uma aceleração da informação: somos a sociedade do conhecimento. Tem poder quem tem o domínio do conhecimento socialmente construído. Nesse contexto, torna-se necessário um ser crítico e consciente do seu papel de influência nessas mudanças. Logo, ele nunca está pronto diante do conhecimento. É um aprendiz constante em busca de sua própria educação, adaptando-se as novas exigências da contemporaneidade.
Assim, defende-se a idéia de que o conhecimento não é algo pronto e acabado (apenas produto). Mas, um meio de compreender a vida, não com uma visão vertical, mas como uma construção de interação histórica onde deve-se buscar alternativas mais coerentes para explorar o meio que estamos inseridos.
Portanto, essas discussões sobre as relações que se estabelecem entre desenvolvimento e aprendizagem é fundamental para que se entenda, proponha e organize o trabalho educacional da escola, essencialmente fundamentado num processo holístico de construção do conhecimento.
Partindo dessa premissa, o Colégio Estadual Professor Luiz Navarro de Brito, alunos da 3ª série “A” do Ensino Médio, junto ao professor Felipe Castro que atua na área de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, organizaram um projeto de aprendizagem que culminou em uma exposição o tema: “A Semana de Arte Moderna (1922)”, que tinha como objetivo colocar a cultura brasileira a par das correntes e das vanguardas européias, ao mesmo tempo em que pregava a tomada de consciência da realidade brasileira. Desta maneira, ficou claro a importância de demonstrar essa manifestação artística que consolida o que chamamos hoje de Literatura Modernista.Enfim, é no encalço desta multiplicidade de demandas e na amplitude teórico-metodológica da formação holística que se constrói o Nível Médio do Colégio Estadual Professor Luiz Navarro de Brito.
Prof. Felipe Castro
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