quinta-feira, 2 de junho de 2011

Trabalho em Sala de Aula

O momento em que vivemos caracteriza-se pelo auge da tecnologia e conseqüentemente uma aceleração da informação: somos a sociedade do conhecimento. Tem poder quem tem o domínio do conhecimento socialmente construído. Nesse contexto, torna-se necessário um ser crítico e consciente do seu papel de influência nessas mudanças. Logo, ele nunca está pronto diante do conhecimento. É um aprendiz constante em busca de sua própria educação, adaptando-se as novas exigências da contemporaneidade.
Assim, defende-se a idéia de que o conhecimento não é algo pronto e acabado (apenas produto). Mas, um meio de compreender a vida, não com uma visão vertical, mas como uma construção de interação histórica onde deve-se buscar alternativas mais coerentes para explorar o meio que estamos inseridos.
Portanto, essas discussões sobre as relações que se estabelecem entre desenvolvimento e aprendizagem é fundamental para que se entenda, proponha e organize o trabalho educacional da escola, essencialmente fundamentado num processo holístico de construção do conhecimento.
Partindo dessa premissa, o Colégio Estadual Professor Luiz Navarro de Brito, alunos da 3ª série “A” do Ensino Médio, junto ao professor Felipe Castro que atua na área de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, organizaram um projeto de aprendizagem que culminou em uma exposição o tema: “A Semana de Arte Moderna (1922)”, que tinha como objetivo colocar a cultura brasileira a par das correntes e das vanguardas européias, ao mesmo tempo em que pregava a tomada de consciência da realidade brasileira. Desta maneira, ficou claro a importância de demonstrar essa manifestação artística que consolida o que chamamos hoje de Literatura Modernista.
Nesta perspectiva, para que se efetivasse a tão esperada exposição, houve muitas discussões em aula, pesquisas complementares, leituras prévias de obras literárias, enfim, uma infinidade de leituras e novos conhecimentos que surgiram em face dessa proposta. Desse modo, no dia 27/04/2011, no auditório da Unidade de Ensino supracitada foi expostas imagens que retratavam grandes nomes da época a exemplo de quadros de pintores como Tarsila do Amaral, em especial, sua obra Abaporu (aba= homem; poru= que come carne), que representava a denominação de uma das subcorrentes a qual foi nomeada de Antropofagia (1928). A exposição foi um grande sucesso! Aos visitantes coube o prazer de fazer uma viagem no tempo e rememorar este período tão importante em nossa história artística e cultural. O público alvo que prestigiou o trabalho da turma foi o corpo docente, discente e diretivo do núcleo.
Enfim, é no encalço desta multiplicidade de demandas e na amplitude teórico-metodológica da formação holística que se constrói o Nível Médio do Colégio Estadual Professor Luiz Navarro de Brito.

Prof. Felipe Castro

0 comentários:

Postar um comentário